Essa é uma receita mais trabalhosa, mas também é uma receita bem sofisticada. Você pode fazer esse prato em uma ocasião especial e surpreender as pessoas a sua volta.
Ingredientes
Molho
Montagem
Recheio
Preparo
Corte as berinjelas em fatias longitudinais com cerca de meio centímetro cadaDeixe-as numa vasilha grande com água e sal, por cerca de uma hora, para que percam o amargo.
Passe cada fatia, dos dois lados em farinha de trigo.
Aqueça o azeite numa frigideira e frite as fatias de berinjela até que fiquem douradas. Reserve.
Descasque, corte e frite as batatas, normalmente.
Molho
Coloque a margarina numa panela, juntamente com a farinha.
Leve ao fogo e mexa. Ficará uma pasta.
Junte o leite aos poucos para dissolver a farinha.
Não se preocupe com possíveis grumos, se houver muitos, poderá bater tudo no liquidificador, depois.
Este prato é adequado para congelamento, por até 3 meses, segundo nos informou a professora Licínia Campos.
Montagem
Monte o prato: unte um refratário com margarina, coloque metade das berinjelas formando uma camada. Cubra com as batatas fritas, faça uma camada de carne, uma camada de molho e salpique queijo ralado.
Faça nova camada com o restante das berinjelas, outra camada com o restante das batatas fritas, distribua o restante do molho, polvilhe queijo ralado, distribua o creme de leite (não dá para espalhar, distribua com a colher).
Polvilhe ligeiramente com a noz-moscada ralada. Cubra com mussarela, polvilhe queijo ralado, novamente. Leve ao forno para gratinar.
Recheio
Aqueça o azeite, junte a carne e,mexendo de vez em quando, para soltar, deixe que seque totalmente. Junte a cebola e o alho e refogue até que a cebola esteja transparente. Junte a polpa de tomate, a água e a folha de louro.
Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Tempere com sal e pimenta. Acrescente os cravos, a canela e a casca de laranja. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente a salsinha picada e desligue o fogo. Antes de empregar, retire a canela e a casca de laranja.
Dicas: Pronuncia-se Mussaká. Por ser um nome estrangeiro, se escreve sem o acento – Você pode fazer as duas últimas camadas com molho branco de sua preferência, polvilhando queijo ralado e não utilizar o creme de leite, nem a mussarela, caso queira baratear mais o prato. Continua sendo um prato delicioso!
Curta nossa Página no Facebook